Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Execução processual: Liquidação por arbitramento.

Processo Civil. processo do trabalho.

Publicado por Carla Martins
há 3 anos

Conforme o processo civil vigente, no artigo 509 a 512, a liquidação de sentença se dará:

I – por arbitramento e,

II – pelo procedimento comum (fato novo aos autos).

A liquidação por arbitramento, é quando o juiz intima as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, podendo nomear perito, se necessário. Vai depender da natureza do objeto da liquidação.

No Processo do Trabalho, o artigo 979 diz que a liquidação pode ser feita por cálculo, arbitramento ou por artigos.

A liquidação por arbitramento do CPC, tem competência absoluta do juiz. Ou seja, o juiz determina a “caminhada processual”. E essa mesma “pegada” vai existir no processo do trabalho, pois aqui, a liquidação não se poderá modificar, ou inovar a sentença liquidanda, nem discutir matéria pertinente à essa causa principal. Esse é o entendimento do § 1, do artigo 879 da CLT. Portanto, não há que se falar em competência relativa na liquidação por arbitramento.

Entretanto, na liquidação por artigos, será utilizada quando a real necessidade de provar fatos novos servirão como base para fixar a condenação, será sempre dependente da comprovação de fatos que ainda não foram elucidados na fase de conhecimento (CUNHA FILHO, 2008).

Por último, a posição de SARAIVA (Apud CUNHA FILHO, 2008):

“Em última análise, verifica-se que a liquidação por artigos é muito complexa, constituindo-se em verdadeiro processo de cognição, podendo haver indeferimento da petição de liquidação, suspensão e extinção da liquidação, revelia do devedor, produção de provas, julgamento antecipado da liquidação e designação de audiência para coleta de prova oral, sendo, em função do princípio da celeridade, desaconselhável a adoção desta modalidade de liquidação no âmbito laboral”.

A liquidação por cálculo como o nome sugere é a liquidação aritmética. Onde necessário se faz interpretar o objeto da liquidação com o disposto na lei e conforme interpretação doutrinária atual.

Pois bem.

Vamos aos atos que colocam fim à liquidação trabalhista.

A execução trabalhista vai se iniciar com a homologação dos cálculos, dando fim à fase da liquidação.

Vale lembrar também que o “acordo extrajudicial” do artigo 652-F da CLT, é um acordo híbrido, ou seja, ele nasce extra judicial, por força da vontade das partes, e termina com a homologação do juiz, tendo força de título executivo judicial.

As partes podem divergir nos cálculos da liquidação, entretanto, se for feito um acordo voluntário, esse acordo feito mediante advogados de ambas as partes, pode ser homologado pelo juiz, tendo “força” de título executivo judicial.

Referência:

1. As fases de liquidação e execução de sentença no processo de execução trabalhista: controvérsias e peculiaridades. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-do-trabalho/as-fases-de-liquidacaoeexecucao-de-sentenca-no-processo-de-execução-trabalhista-controversiasepeculiaridades-2/. Acessado em:30/10/2020.

2. Cálculos da liquidação da sentença trabalhista. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65606/calculos-de-liquidacao-de-sentenca-trabalhista. Acessado em: 30/10/2020.

  • Sobre o autorBacharel em Direito
  • Publicações5
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações469
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-processual-liquidacao-por-arbitramento/1113988815

Informações relacionadas

André Carpe Neves, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de petição inicial de liquidação de sentença por arbitramento

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Liquidação de Sentença Por Arbitramento

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Modeloshá 5 anos

Entende o que é liquidação de sentença

Tales Calaza, Advogado
Artigoshá 7 anos

Liquidação de Sentença no Novo CPC

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 7 anos

Liquidação de Sentença no Novo CPC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)